DOBRA DE AR
É uma das quatro Artes de Dobra, que consiste na capacidade para controlar e manipular as correntes de ar. O ar é o elemento da liberdade, normalmente seus dobradores o procuram para iluminação espiritual, e o resultado é que todos nômades do ar são dobradores. Tal dobra foi aprendida inicialmente com bisões voadores.
A dobra de Ar é notável por ser quase totalmente defensiva; no entanto, tem reputação de ser a mais dinâmica das quatro artes de dobra.
Dobradores de ar começam com a habilidade de Hipersensibilidade.
Sub Dobras
Vácuo
A dobra do vácuo é, simplesmente, retirar aos poucos o Ar de um determinado local (até mesmo do corpo de um ser vivo), esta variação no entanto não é utilizável e aceitável pelos monges dobradores de ar por ser um método terrível de tirar a vida. Por em quanto, somente Zaheer aparece usando esta perigosa variação. Seus portadores geralmente, são pessoas maléficas, que utilizam esse recurso como arma e um modo de tortura para conseguirem o que desejam.
Projeção Astral
É uma técnica muito rara que combina a projeção astral com a dobra de ar tornando a sua imagem (espiro) visível, o que é diferente quando você tem uma projeção astral ao meditar no mundo espiritual, onde a sua imagem (espírito) não será visível para as outras pessoas. Sendo assim essa habilidade é restrita aos dominadores de ar.
Voo
Essa sub dobra consiste no controle das correntes de ar e da sua densidade, dando a capacidade ao corpo de flutuar e assim ter a capacidade de voar. É uma das habilidades mais raras dentro todas as sub dobras
A dobra de Ar é notável por ser quase totalmente defensiva; no entanto, tem reputação de ser a mais dinâmica das quatro artes de dobra.
Dobradores de ar começam com a habilidade de Hipersensibilidade.
- Técnicas de Luta:
Nível 1:
Escudo de ar: A tática defensiva mais comum para um Dobrador de Ar envolve circulando inimigos, de repente mudando de direção quando atacado e fugir pelo movimento físico em vez de flexão. No entanto, um Dominador de Ar ainda pode desviar ataques, conforme necessário, atirando-se rajadas de ar perto de seu corpo como escudo. Isso raramente é para parar os ataques diretamente e mais frequentemente empurra o ataque de lado e de distância, conservação de energia e permitindo-lhes para transformar o movimento em um ataque no mesmo momento.
Funil de ar: Semelhante a um vórtice de ar, mas em uma escala menor, Aang usou esta técnica como um canhão, criando um pequeno funil de ar através do qual projéteis de carvão pequenas poderia ser carregado e disparou para fora da extremidade oposta.
Soco ou chute de ar: Outro movimento mais ofensivo do que é típico de dobra de ar, socos ou chutes de ar são pequenas formações comprimidas de ar que pode ser disparadas pelos punhos ou pés de um dobrador.
Nível 2:
Jato de ar: Uma manobra ofensiva envolvendo um pulso direto ou jato de vento forte. Saindo das mãos, pés, ou da boca do domador. A força do ataque é gerada de acordo com a força do dominador.
Bola de ar: Um dobrador de ar pode criar uma bola comprimida de ar, movendo as mãos juntas em um movimento circular. Esta técnica tem muitas aplicações, tais como levitar objetos pequenos ou prender adversários.
Almofada de ar: dobradores de ar pode fazer uma almofada de ar para quebrar a queda de qualquer pessoa, incluindo a sua própria.
Nível 3:
Propulsão a ar: Um Dominador de Ar qualificado pode impulsionar-se para alguma direção em grande velocidade, negando o efeito da resistência do vento.
Tubilhão de ar: Um funil de fiação de ar de tamanho variável, o turbilhão de ar pode ser usado para prender ou desorientar oponentes, bem como para desviar quaisquer objectos arremessados para ele.
Casulo de ar: Um mestre da Dominação de Ar pode girar ao saltar para envolver-se em um casulo de vento. Isso foi demonstrado por Tenzin se esquivar de um dos picos de gelo de Ming-hua e ele protegido de uma explosão de combustão potencialmente fatal do P'Li. Esta técnica utiliza fluido de marca registrada de um dobrador de ar e estilo movimento dinâmico.
Nível 4:
Lâminas de ar: Um movimento mais ofensivo do que o princípio dobra de ar, isso envolve, uma corrente de ar focado corte que pode cortar pedra ou madeira com relativa facilidade. Este é frequentemente evocado com uma equipe em vez de o corpo, usando o perfil estreito do objeto para criar um movimento de ar mais focado e preciso. Este movimento pode ser fatal se usado em um indivíduo.
Sucção: Uma técnica usada para trazer pessoas ou objetos em direção ao Dominador de Ar.
Velocidade aprimorada: dobradores de ar para melhorar a sua circulação em batalha diminuem a resistência do ar ao redor deles para correr mais rápido em frente ou correr até superfícies verticais, gerando uma corrente de vento atrás de si para empurrá-los para a frente.
Nível 5:
Neste nível o dobrador deverá escolher uma destas habilidades especiais para usufruir (APENAS UMA)
Projeção espiritual: dobradores de ar mestre que têm uma forte ligação com seu lado espiritual são capazes de projetar seus espíritos em outros locais. Através de projeção, um dobrador de ar é capaz de explorar locais subterrâneos ou selados pela passagem através de matéria sólida. Dobradores de ar também pode usar esta técnica para encontrar pessoas com quem têm uma forte ligação.
Manipulação de nuvens: Uma vez que as nuvens são feitas de ar e água, um Dobrador de Ar qualificado pode facilmente manipuladas, podendo usa-las como o dominador quiser. Aang com a ajuda de Katara, demonstrou esta técnica durante a permanência da Equipe Avatar na Vila de Makapu para fornecer uma mensagem para os moradores nas proximidades, e, mais tarde, fez o mesmo para disfarçar os seus voos em Appa enquanto se move sobre a Nação do Fogo. [ ] Durante a era do Raava, os cidadãos de tartarugas leões do ar foram capazes de criar plataformas de nuvem em que poderia estar e voam ao redor.
Sub Dobras
Vácuo
A dobra do vácuo é, simplesmente, retirar aos poucos o Ar de um determinado local (até mesmo do corpo de um ser vivo), esta variação no entanto não é utilizável e aceitável pelos monges dobradores de ar por ser um método terrível de tirar a vida. Por em quanto, somente Zaheer aparece usando esta perigosa variação. Seus portadores geralmente, são pessoas maléficas, que utilizam esse recurso como arma e um modo de tortura para conseguirem o que desejam.
- Técnicas de Luta:
Nível 1: Ainda está no início da aprendizagem da dobra de vácuo, não consegue dobrá-lo ainda.
Nível 2: Seu personagem consegue asfixiar um alvo estando a 1 metro de distância, tirando sua respiração por um turno, mas não o suficiente para matar, apenas apagá-lo e/ou torturá-lo.
Nível 3: Seu personagem consegue asfixiar um alvo estando a 1 metro de distância, tirando sua respiração por um turno, o que ainda não é o suficiente para matar, apenas apagá-lo e/ou torturá-lo.
Nível 4: Seu personagem consegue retirar o ar de vários indivíduos de uma só vez. Agora, se tornou um grande dominar de vácuo, podendo criar um grande espaço vazio de 8 metros de área, tirando assim, a respiração de todos que estão presentes no local, consequentemente matando-os asfixiados.
Nível 5: Pode criar um grande espaço vazio de 15 metros de área, tirando assim, a respiração de todos que estão presentes no local por 4 turnos, consequentemente matando-os asfixiados.
Nível 6: Mestre em dobra de vácuo. Pode dobrar a raios com perfeição, podendo criar técnicas poderosas a seu favor.
Projeção Astral
É uma técnica muito rara que combina a projeção astral com a dobra de ar tornando a sua imagem (espiro) visível, o que é diferente quando você tem uma projeção astral ao meditar no mundo espiritual, onde a sua imagem (espírito) não será visível para as outras pessoas. Sendo assim essa habilidade é restrita aos dominadores de ar.
- Técnicas:
Nível 1: Ainda está no início da aprendizagem da dobra de projeção astral, consegue projetar sua imagem em algum lugar do mundo físico, porém ninguém consegue te ver ou ouvir.
Nível 2: Consegue projetar sua imagem em algum lugar do mundo físico, porém ninguém consegue te ver, apenas ouvir sua voz bem baixa.
Nível 3: Consegue projetar sua imagem em algum lugar do mundo físico, porém as pessoas conseguem ver apenas seu contorno, sem conseguir ver sua aparência, e conseguem te ouvir perfeitamente.
Nível 4: Consegue projetar sua imagem em algum lugar do mundo físico, sua aparência aparência fica visível, assim como sua voz fica perfeitamente clara
Nível 5: Consegue projetar sua imagem em algum lugar do mundo físico, sua aparência aparência fica visível, assim como sua voz fica perfeitamente clara, além de conseguir projetar uma segunda imagem em algum outro lugar, porém essa não conseguirá ser vista e/ou ouvida.
Nível 6: Mestre em dobra de projeção astral. Pode dobrar a projeção com perfeição, podendo criar técnicas poderosas a seu favor.
Voo
Essa sub dobra consiste no controle das correntes de ar e da sua densidade, dando a capacidade ao corpo de flutuar e assim ter a capacidade de voar. É uma das habilidades mais raras dentro todas as sub dobras
- Técnicas:
Nível 1: Ainda está no início da aprendizagem da dobra de voo astral, consegue apenas levitar o corpo a 1 metro do chão, sem conseguir ainda se mover.
Nível 2: Consegue apenas levitar o corpo a 3 metros do chão, sem conseguir ainda se mover.
Nível 3: Consegue levitar o corpo a 5 metros do chão, e voar a uma distância de 10 metros.
Nível 4: Consegue apenas levitar o corpo a 10 metros do chão, e voar a uma distância de 15 metros.
Nível 5: Consegue apenas levitar o corpo a 30 metros do chão, e voar a uma distância de 40 metros.
Nível 6: Mestre em dobra de voo. Pode dobrar o voo com perfeição, podendo criar técnicas poderosas a seu favor.
BY: RAAVA