DOBRA DE FOGO
É uma das quatro Artes de Dobra, que consiste na arte de criar e controlar o fogo. O fogo é um elemento do poder, que por si só tem uma força avassaladora em conjunto da grande vontade de realizar tarefas e desejos. Mas na maioria dos casos os dominadores de fogo geralmente são levados pelo ódio e raiva. Tal dobra extrai seu poder do sol, e os primeiros dominadores dessa arte terem usado dragões para o aprendizado da técnica. A dobra de fogo é conhecida pelo seu estilo de ataque intensivo e falta de movimentos de defesa.
Dobradores de fogo começam com a habilidade Força Solar.
Sub Dobras
Raio
Utilizada por dominadores do Fogo capazes de dominar suas energias interiores, positivas e negativas, e, ao chocá-las dentro de si, criar uma poderosa corrente elétrica, o chamado Relâmpago. Para a perfeita dobra de relâmpagos é preciso movimentos rápidos, mortais e precisos. O perigo dessa técnica está em não liberar a corrente elétrica gerada, eletrocutando o próprio usuário. Somente dobradores experientes e com excelente controle emocional podem usar essa habilidade.
Combustão
A combustão é uma técnica de Dobra de Fogo perigosíssima: ela prevê superaquecer o ar para causar desastrosas explosões. Entretanto, ela exige muita concentração, e qualquer erro pode resultar em resultados fatais. Seus usuários são conhecidos pela sua frieza e por um terceiro olho na testa, cujo prevê preaquecer o ar para fazer desastrosas explosões. Dobradores de Combustão geralmente usam roupas de coloração acinzentada, e uma peça vermelha que representa a nação do Fogo.
Dobradores de fogo começam com a habilidade Força Solar.
- Técnicas de luta:
- Nível 1:
Bolas de fogo ou "Socos de fogo": Jabs e socos produzem bolas de fogo em miniatura e mísseis de fogo. Estes podem ser carregados para criar explosões maiores e mais lentas, ou disparadas rápida e repetidamente para manter o adversário fora de equilíbrio.
Escudo de fogo: esta técnica cria um escudo protetor de fogo em frente ou ao redor de seu conjurador dando-o a oportunidade de defender-se de alguns elementos.
Correntes de fogo: uma habilidade básica de Dobra de Fogo, Dobradores de Fogo pode disparar córregos contínuos de fogo de seus dedos, punhos, palmas ou pernas. Esses fluxos podem ser ampliados para criar técnicas de lançador de chamas. Os soldados de Nação do Fogo usaram frequentemente esta técnica para danificar ou destruir aldeias e cidades.
Nível 2:
Redirecionamento de chamas: de forma semelhante a Dobra de Água, os Dobradores de Fogo são capazes de mudar o curso de uma explosão de fogo recebida e redirecioná-la de volta ao atacante usando movimento de
Bloqueio de fogo: Pode desarmar e extinguir uma explosão de fogo próxima de outro Dominador de Fogo usando um chute rápido, soco ou qualquer outra manobra defensiva, o que lhes permite parar os ataques.
Bomba de fogo: usado como um ataque de curto alcance, uma Dominador de Fogo pode criar uma chama no final de um membro e empurrar a chama para baixo em uma explosão Zuko usou essa técnica uma vez, e tanto Zuko quanto Aang o realizaram no início de sua rotina na Ilha Ember.
Nível 3:
Adagas de fogo: jatos semelhantes a Blowtorch que são criados a partir do punho ou das pontas dos dedos para usar ataques de corpo a corpo de perto. No entanto, eles não têm a capacidade de bloquear objetos físicos. Ambos, Zuko e Azula usaram essa técnica, o último para manter Kuei refém durante o Golpe de Ba Sing Se. Korra usou uma variante desta técnica, criando um maçarico em oposição a uma adaga para cortar as correntes que estavam ligando Tenzin e sua família durante o rali da vitória dos Igualitários. Mako usou essa técnica para ameaçar o Ping Dois-Dedos para obter informações sobre o roubo do estoque inteiro de tecnologia das Indústrias Futuro. Korra também usou essa técnica ao se preparar para lutar contra Macao e Lily no Oásis das Palmeiras Enevoadas.
Lâmina de fogo: uma versão mais avançada das adagas de fogo. Ao estreitar e condensar suas projeções de chama, Dobradores de Fogo pode criar finas lâminas de fogo para cortar objetos sem destruí-los completamente. Azula usou essa técnica para cortar uma parede, e Zuko a usou para liberar Azula dos chicotes de água de Katara.
Chicote de fogo: uma extensão de um fluxo de fogo, este fluxo contínuo de chamas tem uma qualidade semi-tátil e pode ser utilizado como um chicote. Os guardas da prisão de Pedra Fervente usaram essa técnica para reunir os prisioneiros durante um bloqueio e um treinador do circo Nação do Fogo o empregou para intimidar Appa. Zuko usou uma versão maior do chicote de fogo em sua luta em Ba Sing Se, criando fluxos de grande comprimento para combates contínuos de médio a longo alcance, o que ele usou para combater a técnica de chicote de água de Katara.
Nível 4:
Açoite de fogo: uma extensão ainda maior do chicote / corrente de fogo, Dobradores de Fogo podem criar um longo ataque de fogo e derrubá-lo sobre seus inimigos, como Azula fez com Aang, ou criar múltiplos picos menores e envolve uma área com fogo, como Zuko fez.
Círculo de fogo: uma técnica demonstrada pelos Guerreiros do Sol. Eles criaram um círculo de fogo e o suspenderam no ar por um longo período de tempo. Os homens da tribo fizeram esses círculos com a Chama Eterna antes que Zuko e Aang fossem julgados por Ran e Shaw.
Anéis e arcos ardentes: os golpes de giro ou os movimentos do braço em varredura criam anéis e arcos para cortar alvos maiores, mais amplamente espaçados ou evasivos. Zuko usou um movimento circular com os pés para criar um anel em expansão e derrubou com sucesso Azula durante o Agni Kai fortalecido pelo Cometa.
Nível 5:
Mísseis de fogo: uma forma mais avançada do fluxo de fogo, Dobradores de Fogo poderosa pode disparar longos rios de fogo que seguem o alvo enquanto se movem. Esta técnica foi usada tanto por Ozai quanto por Aang durante a batalha na Floresta de Wulong.
Cometa de fogo: uma forma avançada do fluxo de fogo em que o usuário pressiona o fogo em uma bola e atira para o inimigo. Iroh empregou esta técnica para atravessar o Muro Interior durante a libertação de Ba Sing Se.
A Dança do Dragão: Esta forma de Dobra de Fogo foi aprendida das estátuas sagradas que estavam escondidas no topo da antiga civilização dos Guerreiros do Sol. Envolve uma forma mais fluida e natural de Dobra de Fogo. É uma forma Dobra de Fogo simples, mas possivelmente muito poderosa, pois também traz vantagens para Dobradores de Fogo mais experiente; Ao integrá-lo ao seu próprio estilo, as habilidades de Zuko melhoraram até o ponto em que ele foi capaz de duelar uniformemente contra Azula, eliminando com sucesso seus ataques em vez de superá-los ou tentar enfrentá-los. É também uma das poucas técnicas de Dobra de Fogo com capacidades defensivas. Existe uma natureza circular na técnica, o que é incomum em Dobra de Fogo; as outras técnicas conhecidas para incorporar movimentos suaves e circulares são o círculo de incêndio e a geração de raios.
Sub Dobras
Raio
Utilizada por dominadores do Fogo capazes de dominar suas energias interiores, positivas e negativas, e, ao chocá-las dentro de si, criar uma poderosa corrente elétrica, o chamado Relâmpago. Para a perfeita dobra de relâmpagos é preciso movimentos rápidos, mortais e precisos. O perigo dessa técnica está em não liberar a corrente elétrica gerada, eletrocutando o próprio usuário. Somente dobradores experientes e com excelente controle emocional podem usar essa habilidade.
- Técnicas de Luta:
Nível 1: Pequenos choques minúsculo são produzidos das pontas dos dedos de seu personagem, mas nada que já possa ser manipulável ou dominado; sequer causar graves danos.
Nível 2: Consegue criar alguns circuitos de eletricidade nos dedos, capaz de queimar levemente uma parte do corpo da vítima; ou até lesá-la brevemente se atingida em certo ponto. Seus raios ainda não são capazes de ser lançados pelo ar em uma distância de 3 metros.
Nível 3: Agora manipula o raio com menos trabalho, podendo disparar descargas elétricas maiores que se propagam no ar, atingindo uma vítima à uma distância mediana 6 metros, podendo até atordoá-la. Sua personagem ainda é fraca fisicamente para aguentar tanta eletricidade, portanto, também sente os efeitos da dobra, ainda sentindo-se parcialmente cansada e exausta ao efetuá-la.
Nível 4: Dos dedos podem descarregar rajadas de raios potentes e enormes, capaz de desmaiar a vítima que atinge a certa distância 8 metros. Suas descargas não o cansam com tanta facilidade, permitindo sua personagem manter um combate de raios por um longo período.
Nível 5: As rajadas elétricas lançadas atingem maiores distância [10x10 quadrados] e seus danos são bem mais graves e devastadores. A agilidade do dobrador de raio também adere um processo rápido de produção da energia pelos seus dedos.
Nível 6: Mestre em dobra de raios. Pode dobrar a raios com perfeição, podendo criar técnicas poderosas a seu favor.
Combustão
A combustão é uma técnica de Dobra de Fogo perigosíssima: ela prevê superaquecer o ar para causar desastrosas explosões. Entretanto, ela exige muita concentração, e qualquer erro pode resultar em resultados fatais. Seus usuários são conhecidos pela sua frieza e por um terceiro olho na testa, cujo prevê preaquecer o ar para fazer desastrosas explosões. Dobradores de Combustão geralmente usam roupas de coloração acinzentada, e uma peça vermelha que representa a nação do Fogo.
- Técnicas de Luta:
Nível 1: Após um período de concentração 1 turno de preparação, é capaz de disparar uma fina reta de gás comburente 4 metros que preaquece o ar e causa uma pequena explosão no alvo de 2 metros de área. Só funciona de dia.
Nível 2: Após um período de concentração 1 turno de preparação, dispara uma camada maior de gás comburente suprimido alcançando 7 metros e gerando uma explosão de 4 metros de área que racha paredes e destrói objetos leves. Só funciona de dia.
Nível 3: Após um período de concentração 1 turno de preparação, dispara, dispara uma camada maior de gás comburente suprimido alcançando 12 metros e sua explosão numa área de 6 metros, mais intensa, destruindo paredes e abrindo buracos em estruturas de cimento, além de amassar consideravelmente superfícies metálicas e destruir objetos mais pesados, como armários e portões. Funciona agora em qualquer período do dia.
Nível 4: Após um período de concentração, 1 turno de preparação, dispara, dispara uma camada maior de gás comburente suprimido alcançando 15 metros e sua explosão com 9 metros de área. Causa rombos em superfícies metálicas e explode veículos marítimos ou terrestres, como motocicletas, lanchas e carros domésticos. Funciona em qualquer período do dia.
Nível 5: Não precisa de turno de concentração, sendo muito preciso em seu disparo, que se torna mais longo chegando a 20 metros, grosso e com maior potencial explosivo, 12 metros de área. Pode destruir caminhões, causar sérias destruições em balões dirigíveis e derrubar grandes estruturas. Necessita de uma mínima massa de ar quente no local onde se encontra para gerar a combustão.
Nível 6: Mestre em dobra de combustão. Pode dobrar a combustão com perfeição, podendo criar técnicas poderosas a seu favor.
Créditos
BY: RAAVA