DOBRA DE TERRA
É uma das quatro artes de dobra, é a habilidade geocinética para manipular a terra e a rocha em todas as suas formas. A terra é o elemento da substância, sendo seus dominadores pessoas diversas, fortes e duradouras. Depois da decisão das tartarugas leões de renunciarem ao seu papel como protetoras da humanidade, Oma e Shu foram os primeiros a aprenderem a dobra de terra a aprender esta arte das Toupeiras-Texugo. Os dobradores de terra geralmente sofrem os ataques de seus inimigos até que a oportunidade certa de contra-atacar se revele.
Dobradores da Terra começam com a habilidade inicial Tato Aguçado.
Sub Dobras
Areia
Dobra de extrema utilidade em desertos, o domínio de areia é algo complexo, pois o estado da areia é algo fluxo e em constante movimento, por isso, não são todos os dobradores de terra que conseguem realizá-la. Tal variação exige concentração e firmeza na dobra, mas também leveza, contrastando com os movimentos da dobra de terra; existem poucos dobradores de Areia na cidade, usam roupas de coloração bege com uma faixa verde simbolizando o Reino da Terra.
Lava
A Dominação de Lava é uma técnica de grau avançado da Dominação de Terra. Consiste em provocar atrito entre as moléculas da terra aquecendo-as, até que a mesma se torne em estado líquido, que no caso é o magma/lava. É semelhante ao movimento de Dominação de Água, onde os dominadores aquecem as moléculas da água até a mesma virar vapor. Existem poucos dobradores de Lava em Republic City, a maioria deles estão localizados no Reino da Terra.
Metal
Dobra de Metal é um subconjunto especial de técnicas de Dobra de Terra que permite um dominador manejar metais processados, do mesmo jeito que manipularia rochas. Foi desenvolvido por Toph Beifong. No final da Guerra dos Cem Anos, Toph permaneceu sendo a única pessoa capaz de realizar este método, até que, anos depois, é mostrado que a técnica é amplamente utilizada pela Corporação de Polícia de Cidade República e que há uma local, no Reino da Terra, fundado por Su Beifong, filha de Toph, chamado Zaofu, uma cidade cujas paredes e muralhas é feita de metal. A maioria de seus habitantes apresenta a habilidade.
Durante um ensinamento sobre chakras, Guru Pathik explica a Aang que o metal é apenas terra que foi purificada e refinada. Usando sua capacidade de sentir através da Dominação de Terra, Toph consegue perceber a quantidade de traço de terra ainda presente no metal, segmentando-o e utilizando-o para "dobrar" o metal em si.
Korra, após o treinamento com Suyin Beifong, tornou-se o primeiro Avatar a dobrar metal.
A técnica é inútil diante de elementos metálicos puros (sem fragmentos de solo), como a platina.
Dobradores da Terra começam com a habilidade inicial Tato Aguçado.
- Técnicas de Luta:
Nível 1:
Controle de Terra: Dobradores do elemento podem controlar a terra fazendo algumas coisas com, por exemplo; Levitar pequenas rochas e lançar pequenas pedras em seus oponentes.
Pés hábeis: Usando a terra o dobrador consegue fazer com que seus movimentos se tornem muito mais habilidosos.
Nível 2:
Arremessos de Pedra (: Após adquirir mais habilidade com o elemento, os dobradores conseguem retirar pedras de médio porte do solo e arremessa-las em direção de seus alvos.
Parede de Pedra (( : Com um movimento de pisar no chão, o dobrador de terra que se sentir ameaçado pode levantar uma parede do seu próprio tamanho para proteger-se.
Nível 3:
Metralhadora de pedras: O usuário desta técnica levita algumas pedras pontiagudas e as atira em seu oponente de uma forma rápida e fatal.
Chute ou soco de pedra: Levitando uma pedra de médio porte, o dobrador usando suas mãos ou pés aproveita de sua força para chuta/soca-la em direção de seu oponente.
Nível 4:
Chuva de Pedras: Juntando uma grande porção de pedras de médio porte, o dobrador leva-as para o alto e após atingirem um distancia significativa do chão as derruba em cima de seu alvo.
Esmagador de pessoas: Com duas pedras de porte médio, o usuário desta técnica usa-as uma de cada lado de seu oponente as fechando de forma rápida na tentativa de esmaga-lo.
Nível 5:
Texugo Rei: Usando sua afinidade com a terra, o dobrador usando cada grão existente no local os usa para forma uma imagem de um grande Texugo de terra, podendo ser usado tanto ofensivamente como defensivamente.
Todas as técnicas anteriores, porém com um acréscimo no tamanho da pedra usada, podendo ser uma pedra de grande porte.
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Sub Dobras
Areia
Dobra de extrema utilidade em desertos, o domínio de areia é algo complexo, pois o estado da areia é algo fluxo e em constante movimento, por isso, não são todos os dobradores de terra que conseguem realizá-la. Tal variação exige concentração e firmeza na dobra, mas também leveza, contrastando com os movimentos da dobra de terra; existem poucos dobradores de Areia na cidade, usam roupas de coloração bege com uma faixa verde simbolizando o Reino da Terra.
- Técnicas de Luta:
Nível 1: como ainda está na aprendizagem, tem a capacidade de apenas levitar a areia e lança-las, conseguindo apenas transforma-la em pequenos objetos.
Nível 2: está se aprofundando nas técnicas e agora consegue levitar um pouco mais de areia e ainda criar algum tipo de barreira mediana.
Nível 3: a dobra já reage muito bem ao personagem. Agora já consegue controlar muito bem um barco de madeira do deserto e também consegue se esconder na areia.
Nível 4: Capaz de fazer redemoinhos e areias movediças.
Nível 5: Pode criar ondas na areia em um raio de 10 metros e criar uma pilastra de areia em baixo dos próprios pés com a altura máxima de 6 metro.
Nível 6: Mestre em dobra de areia. Pode dobrar a areia com perfeição, podendo criar técnicas poderosas a seu favor.
Lava
A Dominação de Lava é uma técnica de grau avançado da Dominação de Terra. Consiste em provocar atrito entre as moléculas da terra aquecendo-as, até que a mesma se torne em estado líquido, que no caso é o magma/lava. É semelhante ao movimento de Dominação de Água, onde os dominadores aquecem as moléculas da água até a mesma virar vapor. Existem poucos dobradores de Lava em Republic City, a maioria deles estão localizados no Reino da Terra.
- Técnicas de Luta:
Nível 1: Ainda não é capaz de manipular a lava. Só consegue dobrar quando precisa desesperadamente.
Nível 2: Consegue aumentar a temperatura de pequenas pedras até 600ºC e transformá-las em 2 pequenas de 1 metro cada de magma, sem poder controlá-las ainda, solidificando-se e deixando o estado de fusão por 2 turnos. Demora 1 turnos para esquentar as rochas.
Nível 3: É capaz de alterar a composição de pedras pequenas e transformá-las em esferas de magma, que podem ser arremessadas e causam queimaduras de altíssimo grau, além de abrirem buracos em algumas estruturas como metal. Se torna capaz também de criar uma pequena poça de 3 metros. Demora 1 turno para esquentar as rochas das poças.
Nível 4: É capaz de abrir rachaduras ou buracos medianos do solo e gerar escoadas lávicas pela abertura, podendo criar jatos não tão grossos em uma direção ou esferas de magma um pouco maiores que as anteriores. Quando transforma uma rocha magmática, consegue moldá-la da maneira que quiser (de acordo com seu tamanho) e dobrá-la da sua maneira, consegue gerar fendas de 6 metros.
Nível 5: Possui controle quase total do magma gerado, criando buracos com lava de até 10 metro quadrados e destruindo tudo em seu caminho (o buraco aumenta de tamanho a medida que a substância se espalha). Pode afundar enormes estruturas em lava e realizar sua alquimia ígnea em grandes quantidades de terra.
Nível 6: Mestre em dobra de Lava. Pode dobrar a lava com perfeição, podendo criar técnicas poderosas a seu favor.
Metal
Dobra de Metal é um subconjunto especial de técnicas de Dobra de Terra que permite um dominador manejar metais processados, do mesmo jeito que manipularia rochas. Foi desenvolvido por Toph Beifong. No final da Guerra dos Cem Anos, Toph permaneceu sendo a única pessoa capaz de realizar este método, até que, anos depois, é mostrado que a técnica é amplamente utilizada pela Corporação de Polícia de Cidade República e que há uma local, no Reino da Terra, fundado por Su Beifong, filha de Toph, chamado Zaofu, uma cidade cujas paredes e muralhas é feita de metal. A maioria de seus habitantes apresenta a habilidade.
Durante um ensinamento sobre chakras, Guru Pathik explica a Aang que o metal é apenas terra que foi purificada e refinada. Usando sua capacidade de sentir através da Dominação de Terra, Toph consegue perceber a quantidade de traço de terra ainda presente no metal, segmentando-o e utilizando-o para "dobrar" o metal em si.
Korra, após o treinamento com Suyin Beifong, tornou-se o primeiro Avatar a dobrar metal.
A técnica é inútil diante de elementos metálicos puros (sem fragmentos de solo), como a platina.
- Técnicas de Luta:
Nível 1: Consegue arrancar calotas de metal pequenas e sentir a movimentação através do metal, com o tato. Pode arremessar chapas de metal a 4 metros de distância. Atira pregos e porcas de metal a 5 metros de distância como balas.
Nível 2: A partir de agora, adquiri a capacidade de atrair e retrair metais; desde que consiga vê-los. Além disso, pode envergar vigas de metais e tirar lascas de superfícies maciças, atiçando-a há até cinco metros de distância [5x5 quadrados]. Policiais desse nível já conseguem manipular seus fios metálicos (equipamento padrão), interpretando as dificuldades iniciais e seguindo os limites do senso e da distância
Nível 3: Sua personagem tem uma ligação forte com o metal nesse nível, permitindo-a sentir a presença das pessoas sobre o metal 5 metros, podendo encurralá-las com a dobra. Até luvas que se utilizam como projéteis pode ser moldada nesse estágio, permitindo uma adaptação corporal para um combate. Sua dobra é forte o bastante para envolver pessoas em barras de ferros ou outros artefatos que não são muito extensos, cobrindo até metade do corpo do adversário, alcançando-o até 5 metros de distância.
Nível 4: Nesse nível, sua personagem atinge maior distância no lançamento de metais 7 metros. Consegue investir membros do corpo com a dobra, potencializando e causando mais danos nos golpes corporais. Além de conseguir prender adversários no metal, cria escudos que aguentam 500 de dano, que age de acordo com a vontade do dobrador, que já aparenta uma certa perícia no manuseio do artefato.
Nível 5: Nesse nível, sua personagem atinge maior distância no lançamento de metais 20 metros. Consegue investir membros do corpo com a dobra, potencializando e causando mais danos nos golpes corporais. Além de conseguir prender adversários no metal, cria escudos impenetráveis que age de acordo com a vontade do dobrador, que já aparenta uma certa perícia no manuseio do artefato.
Nível 6: Sua personagem atinge completamente o domínio sobre o metal.
Créditos
BY: RAAVA